Pular para o conteúdo principal

 NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CHAPA 2 SOBRE AS ELEIÇÕES DO SINPROSEMMA

Trabalhadoras e trabalhadores em Educação Pública do Maranhão, especialmente, os associados ao SINPROESEMMA,

1. No dia 3 de março, a direção do SINPROESEMMA e a Comissão Eleitoral realizaram um simulacro de eleição para Diretoria Geral e Conselho Fiscal da entidade. Essa eleição, desde o início, foi marcada por diversas irregularidades:

·       Formação de uma Comissão Eleitoral para conduzir as eleições com representantes apenas de apoiadores da Chapa 1, excluindo as outras chapas concorrentes;

·       A Comissão Eleitoral dificultou a entrega da documentação necessária para qualquer chapa que se dispusesse a concorrer. Para CHAPA 2, a documentação só foi entregue quatro dias após a solicitação por escrito. Documentos que, ao ser aberto o prazo de inscrição, deveriam estar disponíveis na secretaria da Comissão Eleitoral;

·       A Comissão Eleitoral, seguindo a orientação da presidência do SINPROESEMMA, na tentativa de impedir qualquer concorrência, desobedeceu uma liminar concedida pela Juíza da 4ª Vara do Trabalho de São Luís, que estendeu o prazo de inscrição de chapas, reparando os quatro dias de atraso na entrega dos documentos por parte da Comissão Eleitoral, que se escondeu para não efetuar a inscrição da CHAPA 2;

·       A eleição foi suspensa por outra Ação Judicial. A juíza se baseou no quadro de disparada dos casos da Covid-19 no Maranhão, conforme mostram as medidas restritivas adotadas pelo governo. A Direção do Sindicado, sem nenhuma preocupação com a saúde e a vida dos trabalhadores da educação, recorreu da decisão para manter a realização da eleição. Tal ato demonstra que a atual Direção quer se manter, a qualquer custo, à frente do Sindicato;

2. A atual diretoria do SINPROESEMMA, a exemplo do que aconteceu em 2017, tem se utilizado de manobras antidemocráticas, autoritárias e casuísticas, para impedir a inscrição de Chapas concorrentes que não corroboram com suas práticas, que são estranhas ao sindicalismo classista;

3. A CHAPA 2, ao ver que todos os seus esforços no sentido de garantir sua inscrição e participação para concorrer ao pleito foram cerceados, optou por realizar uma campanha pela abstenção no processo eleitoral, movimento este que foi bem-sucedido, e resultou no completo esvaziamento da eleição;

4. O resultado do simulacro de eleição que deveria ter sido publicado no mesmo dia 3 de março, ou no mais tardar dia 4, estranhamente foi divulgado oito dias após o pleito, e sem o resultado de cada urna e cada município;

5. O Regimento Eleitoral prevê que a apuração deveria ser procedida pelas mesas coletoras de votos, o que foi feito por todas elas, portanto, caberia à Comissão Eleitoral apenas a totalização dos votos. Mas, a Comissão Eleitoral assumiu para si a “apuração dos votos”;

6. A demora na divulgação do resultado e a transformação da Comissão Eleitoral em mesa apuradora de votos, demonstra a manipulação de todo o processo eleitoral perpetrado por esta comissão comandada pelo sr. Júlio Pinheiro, constituindo-se num verdadeiro desrespeito às regras mínimas de um processo que deveria ser transparente e democrático;

7. Não nos acomodaremos enquanto não se fizer valer o direito dos trabalhadores e trabalhadoras em educação do Maranhão de escolher livremente quem deve conduzir os destinos de sua entidade de classe;

8. Em nome de todos os trabalhadores e trabalhadoras em Educação do Maranhão, vimos através desta nota repudiar todas as manobras e irregularidades cometidas pela direção do Sindicato e pela Comissão Eleitoral do SINPROESEMMA, que expressa a clara manipulação dos resultados.

POR UM SINDICATO CLASSISTA, FORA RAIMUNDO OLIVEIRA!!

CHAPA 2 - EDUCAÇÃO CLASSISTA: RESGATAR PARA A LUTA!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADÊ OS ALUNOS QUE ESTAVAM AQUI?

   Fazendo uma breve leitura sobre os dados da educação pública de Bacabal, verifica-se que são geridas pela rede municipal 114 escolas; percebe-se ainda que, no intervalo de cinco anos, 2013 a 2017, houve aumento em investimentos por aluno e consequente aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDB, tendo os anos iniciais (1º ao 5º ano) alcançado a média 5,1 e os anos finais (6º ao 9º ano) atingido 4,1, em 2017. Isso é positivo! Precisa melhorar, mas significa avanços.    Um dado, no entanto, chama a atenção quando se lê o gráfico Evolução no número de matrículas X despesas totais em educação, postado no site meumunicípio.org.br, no qual no período de 2013 a 2017, cerca de 2020 matrículas (alunos) são diminuídas ano a ano.     Em 2013 eram 19.919 matrículas, no ano seguinte, 922 alunos ficaram fora dessa contagem e a matrícula caiu para 18.997 alunos no ano de 2014; em 2015, cerca de 243 alunos desaparecem e a matricula nes...

Faces da Política na Terra de Raimundo Sérgio

Confundiram, mentiram, aplaudiram, comemoraram, esfriaram. Dois lados, ninguém ao lado do povo! A população segue seu ritmo, de um ou de outro lado. Coitado do homem massacrado, espoliado pela política dos políticos e seus lados que negam o lado do povo. Enquanto isso: mata-se nos bares, morre-se nos hospitais; salários continuam atrasados, renda não é prioridade; insegurança no banco da praça e no pátio da escola; bem estar não é social, os coletivos andam sozinhos; verba de contingência nega um auxílio, as fotos estampam doações particulares; tratamento para o câncer só na propaganda do outubro rosa, vem aí o novembro azul... janeiro branco; oknenhum tomógrafo (?); Idoso abandonado, mas há festas para idosos; água é privilégio de poucos, e o rio agoniza em dejetos e poluição; o dinheiro público muda o curso das penas, apenados da vida catam lixo nos bolsões da pobreza distante dos olhos; ambiente poluído, seco, destruído, em minutos começam as queimadas; nos senadinhos a polít...

AS MULHERES POR CIMA:

APONTAMENTOS SOBRE A IDEIA DE DESREGRAMENTO FEMININO NO INÍCIO DA EUROPA MODERNA E A INVERSÃO SEXUAL COMO MODO DE RESISTÊNCIA    Bartolomeu dos Santos Costa    Natalie Zemon Davis é uma historiadora estadunidense e canadense, nascida na cidade de Detroit, no estado de Michigan, Estados Unidos. Após ter realizado a sua gradua ção no Smith College e o seu mestrado no Radcliffe College, no ano de 1959, ela conclui seu doutoramento na Universidade de Michigan, estudou também na Universidade de Harvard. Foi professora em diferentes universidades como a Universidade de Princeton, a Universidade Brown, a Universidade da Califórnia e a Universidade de Toronto. Suas pesquisas, enquanto historiadora, incluem trabalhos importantes como Trickster Travels3, The Gift in Sixteenth-Century France The Return of Martin Guerre5 e Women on the Margins: Three Seventeenth-Century Lives. Davis recebeu diversos prêmios e reconhecimentos como o grau honorário da Universidade de St. Andrews e...