Pular para o conteúdo principal

Lobão de bico e garras afiadas como um “falcão”


Por Jacir Moraes*
Jacir Moraes é colaborador deste blog
O carnaval este ano será na primeira quinzena de fevereiro e tão logo termine a brincadeira de Momo, os tambores começam a rufar para o campo político partidário com vistas à eleição de 2014, quando teremos candidatos ao Senado, Câmara Federal, Assembleia Legislativa, Governo e Presidência da República.

A governadora Roseana Sarney já se articulou e acenou com apoio declarado ao chefe da Casa Civil, ex-prefeito de Ribamar, Luís Fernando.  Para que este tenha chances de concorrer, necessário se faz o apoio maciço com toda a parafernália do governo do Estado, o que não aconteceu na eleição de prefeito quando o seu vice-governador, Washington Oliveira, concorreu ao cargo de prefeito de São Luís, sendo, vergonhosamente, atropelado, pois recebeu uma votação incipiente. Tudo, acreditamos, por falta do apoio da máquina pública, o maior cabo eleitoral em uma disputa.

Em 1990, quando se ensaiava os primeiros passos para a escolha de candidatos ao governo do Estado, eu tive um encontro, ocasionalmente, na cidade de Balsas, com o hoje ministro de Minas e Energia e senador da República, Edson Lobão. Naquela ocasião, discutíamos a possibilidade dele disputar o cargo de governador. E ele, com um rápido sorriso no canto da boca, disse: “você está no exercício da profissão de jornalista e deve saber mais do que eu” e pediu licença para se retirar.

Vieram as eleições de 90 e Lobão se elegeu governador no segundo turno com o apoio do hoje senador José Sarney. O mesmo aconteceu no mandato seguinte em que Lobão concorreu e ganhou a reeleição para governador.

Testado e vitorioso em dois mandatos de deputado federal, dois de senador e dois de governador, Lobão ensaia novos passos em busca de mais um mandato ao governo do Estado. Não temos dúvida de que, com apoio de Sarney, do senador João Alberto e de mais um grupo de aliados seus e se a governadora não agir como fez com seu vice, Washington Oliveira, Edson Lobão fará um passeio e trará o voto necessário a mais uma vitória.
Luís Fernando e Flávio Dino na berlinda
Não podemos esquecer que o chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, tem também a sua história política. Sagrou-se vitorioso em dois mandatos do município de São José de Ribamar. Daí, não é bom subestimá-lo.

Quanto ao ex-deputado Flávio Dino, de um único mandato federal, e que foi togado da Justiça Federal, pompa que ele ostenta até hoje, o que se pode dizer? Concorreu e se elegeu uma única vez a deputado federal, foi candidato a prefeito de São Luís em 2008, quando não obteve êxito; o mesmo aconteceu quando disputou o governo em 2010; e no ano passado, limitou-se a ser o maior apoiador do hoje prefeito da capital maranhense, Edivaldo Holanda Júnior, e hoje está presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). E como diz o seu próprio pai, o ex-prefeito Sávio Dino, em política até boa voa. Por isso, é preciso ter cuidado com o “voo do falcão”.

Lobão é um político tal qual o jogador de futebol, que está sempre no lugar certo, na hora certa, pronto para marcar o gol. E como um falcão, encontra-se, atualmente, no seu ponto de observação, no topo mais alto da árvore, preparado para dar o vazante e surpreender os mais desavisados. Ele, no momento, está muito bem situado e com grande credibilidade à presidenta da República, Dilma Rousseff, e é visto com bons olhos nos meios políticos nacionais.

 _______________________________________________________________
*Jacir Moraes é jornalista, fundador do jornal O Debate, ex-secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa, trabalhou 26 anos na rádio Timbira do Maranhão, foi editor do Diário Oficial do Estado e ex-presidente da Abgraf - regional Maranhão e, a partir de agora, é colaborador do Blog da Sílvia Tereza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ÀGUA POTÁVEL DE QUALIDADE: QUAL O X DA QUESTÃO? Liduina Tavares¹ Em Bacabal a questão água potável está na oferta, na quantidade, na qualidade ou na gestão da água? O que você, leitor, acha de tudo isso?   O que impede a oferta de água potável de qualidade, em Bacabal? Vamos enumerar algumas possíveis causas, sem descartar outras tantas: 1.O sistema de distribuição é antigo, de ferro e solda. Nesses casos, possivelmente, libera estanho, ferro, cromo. 2. A provável falta de manutenção e de limpeza periódica na tubulação. Essa situação, em casos de tubulações antigas, pode ocasionar o acúmulo de lodo, podendo apresentar materia orgânica decomposta. 3. Possível presença de heterotróficos, coliformes totais e termotolerantes na análise microbiológica da água. 4. Possibilidade de Unidade Nefilométrica de Turbidez de valor menor que 0,5 e maior que 1de turbidez e ferro contidos na análise fisica da água. 5. Alegação do poder público que é alto custo dos produtos para limpe

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O MITO DA MERITOCRACIA  

DUBET, François. A igualdade meritocrática das oportunidades. In: DEBET, François. O que é uma escola justa? : a escola das oportunidades. Trad. Ione Ribeiro Vale. Rev. Tec. Maria Tereza de Queiróz Piacentini. São Paulo: Cortez, 2008.     Bartolomeu dos Santos Costa [1]     François Dubet é Sociólogo, professor, coordenador e orientador de pesquisas na Université Bordeaux II e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França. Pesquisador do Centre d’Analyse et d’Intervention Sociologiques (CADIS/EHESS), desenvolveu relevantes pesquisas no campo da sociologia. Dubet é autor e organizador de diversos trabalhos, dentre os quis, destacam-se estudos sobre questões relativas à Educação, movimentos sociais e, recentemente, sobre estigmas e discriminações.     A partir de suas pesquisas, cunhou a noção teórica de “Sociologia da Experiência”, tema que resultou no livro Sociologie de l’expérience (1994), publicado também no Brasil posteriormente.      Outros trabalhos de

AS MULHERES POR CIMA:

APONTAMENTOS SOBRE A IDEIA DE DESREGRAMENTO FEMININO NO INÍCIO DA EUROPA MODERNA E A INVERSÃO SEXUAL COMO MODO DE RESISTÊNCIA    Bartolomeu dos Santos Costa    Natalie Zemon Davis é uma historiadora estadunidense e canadense, nascida na cidade de Detroit, no estado de Michigan, Estados Unidos. Após ter realizado a sua gradua ção no Smith College e o seu mestrado no Radcliffe College, no ano de 1959, ela conclui seu doutoramento na Universidade de Michigan, estudou também na Universidade de Harvard. Foi professora em diferentes universidades como a Universidade de Princeton, a Universidade Brown, a Universidade da Califórnia e a Universidade de Toronto. Suas pesquisas, enquanto historiadora, incluem trabalhos importantes como Trickster Travels3, The Gift in Sixteenth-Century France The Return of Martin Guerre5 e Women on the Margins: Three Seventeenth-Century Lives. Davis recebeu diversos prêmios e reconhecimentos como o grau honorário da Universidade de St. Andrews e a National Humanit