Pular para o conteúdo principal

GOVERNADORA ROSEANA SARNEY DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2013

Programação foi detalhada pela governadora Roseana Sarney nesta quinta-feira (17), no Palácio dos Leões. Festa tem como tema “A mistura é a nossa maior riqueza”.
Com o tema “A mistura é a nossa maior riqueza” será aberta, nesta sexta-feira (18), a programação do carnaval promovida pelo Governo do Estado.
 Os grupos desfilarão a partir das 17h, com concentração na Praça Deodoro, seguindo pelas Praças da Faustina, Nauro Machado e no Canto da Cultura (Rua Portugal).
O roteiro da Folia de Momo foi apresentado pela governadora Roseana Sarney, acompanhada dos secretários de Comunicação, Sérgio Macedo; Cultura, Olga Simão e Casa Civil, Luis Fernando Silva. “Faremos um bom carnaval. É preciso manter nossa tradição, até porque isso gera renda e emprego para o povo”, destacou a governadora.
A programação inclui, ainda, cinco shows na Praça Deodoro (Centro), que complementam a festa com desfiles de rua, apresentações de manifestações populares no circuito Deodoro-Madre Deus e festas em Vivas nos bairros.
Segundo a governadora, serão destinados R$ 4 milhões para a festa, como incentivo para as atrações locais. “Esse recurso será aplicado para o pagamento de cachês das atrações locais, incluindo escolas de samba e blocos, que se apresentarão no circuito Deodoro-Madre Deus, nos Vivas além dos cortejos”, detalhou Roseana Sarney.
A programação de cortejos destaca mais duas edições, que acontecerão nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro.
Shows
Na noite de abertura – domingo (3) – de shows na Praça Deodoro (Centro), a folia ficará por conta de Monobloco, Pepê Junior, Ronald Pinheiro e Bicho Terra. 
A segunda noite, no sábado (9), a animação será da Big Band, Alcione e Bicho Terra. A programação do domingo (10) destaca Máquina do Tempo, Timbalada, Pepê Junior e Betto Pereira. Na segunda-feira (11), as atrações serão Pepê Junior e Erasmo Dibell, Diogo Nogueira e Bicho Terra.
 Para fechar o Carnaval, na terça-feira gorda (12), a festa será animada por Mano Borges, Jorge Ben Jor, Pepê Junior e Gerude.
Vivas
Além disso, haverá festa nos espaços Vivas nos dias 25 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro. A programação será  nos Vivas Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Estiva, João Paulo, Liberdade, Maiobão e Vila Embratel.
Segurança
Uma estrutura especial será montada para garantir a tranquilidade dos foliões. Segundo a governadora, o esquema de segurança será o mesmo traçado para os shows dos 400 anos e da Virada, incluindo sistema de videomonitoramento e a parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e órgãos da Prefeitura de São Luís, a exemplo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Blitz Urbana.

Com informçações da Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO SEBASTIÃO, ROGAI!

No coração de um Brasil polarizado, num Estado de contradições políticas, no município em (re)construção localiza-se o povoado que vive o maior drama de sua história, desde a alforria de seu povo. No povoado São Sebastião dos Pretos, território quilombola certificado, onde a fé se entrelaça com a poeira da estrada, um pequeno aglomerado humano, conhecido mais pelas suas promessas sussurradas ao vento do que por seus marcos geográficos, viu sua serenidade estilhaçada pela ausência. Três pequenas vidas, três infantes da mesma família evaporaram no ar poluído pelas queimadas e pela devastação dos palmeirais, na tarde do dia 04 de janeiro de 2026.  Os pais, figuras outrora pilares de devoção, permaneciam agora em um estado de atordoamento quase sagrado, como se o trágico fosse uma miragem teimosa. A inércia deles, contudo, não se espalhou pela comunidade e a ausência notada das três crianças mobilizou os moradores que procuraram por toda a noite e ainda que  não as encontrassem se...

FEITA DE FASES.

 No contraste nítido do tijolo nu e a alta parede revestida de massa, pintada de tinta cuja nuance de cor é feita em laboratório à escolha, em catálogo, um brilho surge, superando a barreira arquitetônica que impede a visão total do reluzente astro  iluminado . Por segundos, a imagem é  confundida com a luz das lâmpadas de led recentemente colocadas nos postes da cidade, as quais muitas vezes não são vistas em sua totalidade por aparecerem por entre o cimento armado que ergue as casas ou entre as poucas árvores que insistem em contrariar o egoísmo dos que cortam árvore, matando a biodiversidade, sufocando a humanidade e que certificam a incivilização do homem.  Em seguida, o brilho revela-se cheio,  exibindo Ogum e o seu dragão – haverá quem, de pronto, condene o herege dessa descrição! – mais reais que antes, tomando toda a forma de tão reluzente imagem. Por minutos, os olhos buscam o brilho e se destraem com a beleza que agora claramente se mostra por completo...

CONSCIÊNCIA NEGRA

               Liduina Tavares* Quando eu era o negro  esquecido na senzala ao tronco acorrentado, o corpo chicoteado só a mim e aos meus irmãos essa dor incomodava. I Quando eu era o negro  na Casa Grande explorado escravizado e bullynado muitas vezes estuprado só a mim e aos meus irmãos a nossa dor incomodava. II Quando ainda criança  eu fui o negro sequestrado o Estado não interveio  a mim nenhum valor era dado e todo o meu sofrimento  só a mim e aos meus irmãos a indiferença à nossa dor incomodava. III Para o Quilombo dos Palmares  quando aos quinze anos voltei mostrei aos meus irmãos  todo o flagelo que passei soube de todo o sofrimento que os meus irmãos tinham passado. IV E, por isso, considerei mudar a essência da dor transformá-la em ação  não bastava sublimar  o rancor, a indignação  o ódio endurecia a alma e sangrava o coração.  V Eu mostrei aos meus irmãos  que o tronco e as c...