É notório que hoje a tecnologia tem de certo modo tirado a atenção e duplicado o que já
sabemos, que é o interesse pelo estudo e pela leitura. No Brasil, sempre foi roubado o direito a ler, a estudar e ter acesso a “Cultura”, por várias razões, que vai desde o império dos mais abastados, sobre uma massa que demorou séculos para ter acesso a educação e alfabetização plena.
Mas não bastando isso, existem problemas mais sérios, que por vezes passam despercebidos por pais, professores e sociedade, que afetam nossas crianças e as
prejudicam, não apenas na infância mas por toda a vida adulta delas. Falo das dificuldades de aprendizagem, que são desde o desenvolvimento à dificuldade de ler um simples texto.
As dificuldades de aprendizagem são condições neurobiológicas, que afetam toda a aprendizagem e desenvolvimento da criança, existem crianças com um talento inconteste, que estão se perdendo e que por vezes se tornam “valentões” ou vão para o lado da perdição por não aprender. Claro, uns porque não querem de fato aprender, por razões de não se interessarem. Mas por vezes não é apenas isso.
Já ouviu falar em Dislexia, Disgrafia, Discalculia, TDAH? São condições neurobiológicas que afetam crianças e dificultam seu aprendizado. Por exemplo uma criança com:
Dislexia: Esse distúrbio apresenta, tipicamente, uma dificuldade de leitura. É muito comum, apresentando mais de 2 milhões de casos relatados por ano no Brasil.
Disgrafia: Esse distúrbio apresentam dificuldade na escrita. Isso inclui, principalmente, erros de ortografia, como trocar, omitir, acrescentar ou inverter letras.
Discalculia: Esse distúrbio afeta principalmente a relação com a matemática, os sinais envolvem dificuldade em organizar, classificar e realizar operações com números.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): As crianças que enfrentam esse Transtorno apresentam baixa concentração, inquietude e impulsividade. Foi constatado que uma das causas do TDAH é genética, e que há implicações neurológicas. O TDA já é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno
legítimo.
Essas condições passam despercebidas pelos educadores, às vezes aquele aluno que nunca aprendeu a ler, escreve tudo torto, que é péssimo em matemática e não presta atenção em nada é o “atentado” ou o “aluado” da turma, não seja apenas condições sociais sob aquele aluno, e sim problemas mais sérios ,que a falta de profissionais preparados, parcerias de escola e estado em identificar e tratar esses problemas, produzem uma geração de crianças com “problemas” não mais só “genéticos” mas também “sociais”.
Por isso é necessário que existam profissionais da educação que se interesse pelo assunto, que falta não faz a presença de psicopedagogo nas escolas ou até mesmo um psicólogo.
Ocorre que às vezes esses problemas são identificado somente na vida adulta, este queque escreve foi diagnosticado com TDAH somente na vida adulta, toda uma vida escolar com grandes dificuldades e simplesmente achado que era “burro”. Mas que aprendeu a superar a dificuldade e hoje está preste a se formar. Há crianças que superam e isso é interessante, mas há crianças que não conseguem por mais que tentem, por isso fica o alerta para que pais professores fiquem atento aos talentos que estão se perdendo. Eles são gênios , são grandes, mas estão diminuídos pelos problemas e dificuldades de aprendizagem.
Referências:
http://appprova.com.br/dificuldade-de-aprendizagem/
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Mateus R. Soares
Graduando em Ciências Humanas/Sociologia - UFMA - Campus III - Bacabal-MA
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