Pular para o conteúdo principal

NOSSO ENCONTRO: PEDAGOGIA E LETRAS

O encontro dos estudantes da primeira turma de Pedagogia e Letras do CESB/UEMA para comemorar seus 20 anos de graduados ocorreu no Restaurante do Brasil Palace Hotel. Data marcante para todos nós revivemos momentos singulares como publicação dos nossos nomes no Jornal, professores e seus perfis kkk. Olhamos e comentamos as fotos de cada um presente (aproveitando para comentar sobre os que estavam ausentes, pois toda ausência é atrevida!), ouvimos a cônica Brasil sem graça, de Horácio Belo e fomos homenageados pela professora Rolim com a seguinte mensagem:

" Glória a Deus nas Alturas - primeiras palavras ditas por Jeus e aqui as repito para honrá-Lo. Vou iniciar esta mensagem, tirando o chapéu para Augusto Cury que como pesquisador da complexa inteligência disse: 'não me curvaria diante de nenhuma autoridade política e de nenhuma celebridade, mas me curvaria diante de todos os professores e alunos do mundo. sabem por quê? _ Explicando que são eles que podem mudar o teatro social e por esta razão confirma _ Dedico humildemente O Código da Inteligência a cada um deles'. Então, nesta oportunidade única, parafraseando Travassos, perante esses considerados educadores, digo que está evidente que o Universo é uma imensa sala de aula, a vida é professora de todos e viver é uma grande lição, ou seja, um eterno aprendizado.
Desta forma, é com muita felicidade e satisfação que os parabenizo, porque com certeza, se hoje estamos aqui reunidos, foi porque primeiramente Deus Pai, todo poderoso, permitiu; depois, impulsionados por mentes evoluídas, vamos juntos afirmar que o que é importante sempre se repete. Assim sendo, aconteceu este reencontro porque é importante, além de importante é necessário para afirmar de modo contundente que a amizade reciproca entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento.
Portanto, acreditando firmemente no gênio criador, nas maravilhas da amizade, considerando, obviamente, que quem recebe de nascença uma cabeça que pensa, um coração para amar é feliz por toda a vida, tem riqueza garantida, enfim, tem tudo que desejar.
Desejamos, pois, aqui, agora, que em 2015 e nos anos que se sucedem possamos novamente nos encontrar e agradecer a Deus porque com certeza existem muitos que dariam tudo para está aqui, agora neste lugar. 
Parabéns e felicidades a todos".  E a mestra finalizou com um abraço carinhoso de si propria e da professora Maria José Aguiar.
Finalizamos com agenda pré definida para o dia 5 de abril de 2015 o próximo encontro. De já, você é o convidado especial.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ÀGUA POTÁVEL DE QUALIDADE: QUAL O X DA QUESTÃO? Liduina Tavares¹ Em Bacabal a questão água potável está na oferta, na quantidade, na qualidade ou na gestão da água? O que você, leitor, acha de tudo isso?   O que impede a oferta de água potável de qualidade, em Bacabal? Vamos enumerar algumas possíveis causas, sem descartar outras tantas: 1.O sistema de distribuição é antigo, de ferro e solda. Nesses casos, possivelmente, libera estanho, ferro, cromo. 2. A provável falta de manutenção e de limpeza periódica na tubulação. Essa situação, em casos de tubulações antigas, pode ocasionar o acúmulo de lodo, podendo apresentar materia orgânica decomposta. 3. Possível presença de heterotróficos, coliformes totais e termotolerantes na análise microbiológica da água. 4. Possibilidade de Unidade Nefilométrica de Turbidez de valor menor que 0,5 e maior que 1de turbidez e ferro contidos na análise fisica da água. 5. Alegação do poder público que é alto custo dos produtos para limpe

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O MITO DA MERITOCRACIA  

DUBET, François. A igualdade meritocrática das oportunidades. In: DEBET, François. O que é uma escola justa? : a escola das oportunidades. Trad. Ione Ribeiro Vale. Rev. Tec. Maria Tereza de Queiróz Piacentini. São Paulo: Cortez, 2008.     Bartolomeu dos Santos Costa [1]     François Dubet é Sociólogo, professor, coordenador e orientador de pesquisas na Université Bordeaux II e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França. Pesquisador do Centre d’Analyse et d’Intervention Sociologiques (CADIS/EHESS), desenvolveu relevantes pesquisas no campo da sociologia. Dubet é autor e organizador de diversos trabalhos, dentre os quis, destacam-se estudos sobre questões relativas à Educação, movimentos sociais e, recentemente, sobre estigmas e discriminações.     A partir de suas pesquisas, cunhou a noção teórica de “Sociologia da Experiência”, tema que resultou no livro Sociologie de l’expérience (1994), publicado também no Brasil posteriormente.      Outros trabalhos de

AS MULHERES POR CIMA:

APONTAMENTOS SOBRE A IDEIA DE DESREGRAMENTO FEMININO NO INÍCIO DA EUROPA MODERNA E A INVERSÃO SEXUAL COMO MODO DE RESISTÊNCIA    Bartolomeu dos Santos Costa    Natalie Zemon Davis é uma historiadora estadunidense e canadense, nascida na cidade de Detroit, no estado de Michigan, Estados Unidos. Após ter realizado a sua gradua ção no Smith College e o seu mestrado no Radcliffe College, no ano de 1959, ela conclui seu doutoramento na Universidade de Michigan, estudou também na Universidade de Harvard. Foi professora em diferentes universidades como a Universidade de Princeton, a Universidade Brown, a Universidade da Califórnia e a Universidade de Toronto. Suas pesquisas, enquanto historiadora, incluem trabalhos importantes como Trickster Travels3, The Gift in Sixteenth-Century France The Return of Martin Guerre5 e Women on the Margins: Three Seventeenth-Century Lives. Davis recebeu diversos prêmios e reconhecimentos como o grau honorário da Universidade de St. Andrews e a National Humanit