Pular para o conteúdo principal

A POESIA PARA ALÉM DO DESPEJO


        Para a cultura brasileira um fato recente, apontou, na contramão do sistema de desvalorização da arte, o cantor e escritor brasileiro Chico Buarque como o vencedor do Prêmio Camões 2019, um dos maiores reconhecimento da literatura em língua portuguesa, tendo sido o vencedor da 31ª edição do prêmio. 
         Em Bacabal, recentemente, membros da Academia Bacabalense de Letras posaram para fotos na Câmara de Vereadores no momento em que o vereador Venâncio Costa fazia indicação ao prefeito para doação de um terreno para construção do prédio da Casa dos Artistas da Palavra. O terreno não só não foi doado como a Academia Bacabalense de Letras, por telefone, foi convidada a desocupar as dependências da Biblioteca Silva Neto, onde ocupava uma sala, sobe a alegação de que o prédio passará por reforma. Ao se perguntar se depois da reforma a Academia voltará a se instalar naquele prédio a interlocutora disse que não, pois não terá mais nenhuma sala disponível. A literatura resiste! 
  A casa literária Academia Bacabalense de Letras, fundada em 24 de março de 2001, possui um quadro de 40 cadeiras destinadas a membros efetivos e sucessores, além de um quadro adicional de 15 cadeiras para acadêmicos correspondentes.  Além de atender a pesquisa de alunos das escolas públicas e privadas, a ABL tem sido instrumento de estudo dos estudantes do curso de Letras, os quais analisam as obras dos membros da Academia.
        A ABL  não possui prédio próprio, então, desde a sua fundação, ocupou os seguintes espaços: Sala residencial dos  acadêmicos Pedrenrique, Casanova e Liduína Tavares;  sala comercial  do Jornal O Folha Central; Casa Residencial da Durvel Veículos; sala comercial da Associação Comercial e Biblioteca Municipal Silva Neto, onde ficou desde o inicio do governo José Alberto, até hoje, 22 de maio de 2019.  Pelo tempo de acolhida somos gratos.
         Sem uma solicitação oficial que para que deixássemos a sala ocupada, compreendemos a interlocução da diretora da biblioteca e lamentamos a atitude do prefeito municipal e os secretários titular e adjunto de Cultura de Bacabal ao DESPEJAR a Academia Bacabalense de Letras de um prédio público que por sua natureza é adequado para acolher a arte literária.
         A poesia que escapa da pena do poeta está a esmo, tomada de surpresa, porém viva. Se nos tiram o teto, temos o solo, o horizonte, a inspiração. E caminhando para o seu primeiro centenário de emancipação política Bacabal ainda sofre com o descaso com a cultura local. 
Despejam os livros e nós, literatos da ABL, despejamos o nosso amor pela poesia, pela cidade, pelos seus filhos.  E declaramos: a poesia é imortal!

A tormenta de hoje é inspiração de agora
Pois se nos tiram o teto, dão-nos a causa
A lágrima que molha o peito do poeta
Serve-lhe de alento insistente

Era um canto da casa que nos abrigava
Foi no canto da sala que se deitou cada livro
No peito entristecido que nascerá o poema
Que nos lembrará este dia

Não há decepção que o poeta não cante
E a dor que ele sente faz-se canção
Exilado em seu próprio ninho o poeta declara:
– Perde-se o abrigo, mas a poesia não se perde não.

–––––––
Liduína Tavares - membro fundadora da cadeira n° 11, patroneada por frei Solano Kün, na Academia Bacabalense de Letras.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADÊ OS ALUNOS QUE ESTAVAM AQUI?

   Fazendo uma breve leitura sobre os dados da educação pública de Bacabal, verifica-se que são geridas pela rede municipal 114 escolas; percebe-se ainda que, no intervalo de cinco anos, 2013 a 2017, houve aumento em investimentos por aluno e consequente aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDB, tendo os anos iniciais (1º ao 5º ano) alcançado a média 5,1 e os anos finais (6º ao 9º ano) atingido 4,1, em 2017. Isso é positivo! Precisa melhorar, mas significa avanços.    Um dado, no entanto, chama a atenção quando se lê o gráfico Evolução no número de matrículas X despesas totais em educação, postado no site meumunicípio.org.br, no qual no período de 2013 a 2017, cerca de 2020 matrículas (alunos) são diminuídas ano a ano.     Em 2013 eram 19.919 matrículas, no ano seguinte, 922 alunos ficaram fora dessa contagem e a matrícula caiu para 18.997 alunos no ano de 2014; em 2015, cerca de 243 alunos desaparecem e a matricula nes...

Faces da Política na Terra de Raimundo Sérgio

Confundiram, mentiram, aplaudiram, comemoraram, esfriaram. Dois lados, ninguém ao lado do povo! A população segue seu ritmo, de um ou de outro lado. Coitado do homem massacrado, espoliado pela política dos políticos e seus lados que negam o lado do povo. Enquanto isso: mata-se nos bares, morre-se nos hospitais; salários continuam atrasados, renda não é prioridade; insegurança no banco da praça e no pátio da escola; bem estar não é social, os coletivos andam sozinhos; verba de contingência nega um auxílio, as fotos estampam doações particulares; tratamento para o câncer só na propaganda do outubro rosa, vem aí o novembro azul... janeiro branco; oknenhum tomógrafo (?); Idoso abandonado, mas há festas para idosos; água é privilégio de poucos, e o rio agoniza em dejetos e poluição; o dinheiro público muda o curso das penas, apenados da vida catam lixo nos bolsões da pobreza distante dos olhos; ambiente poluído, seco, destruído, em minutos começam as queimadas; nos senadinhos a polít...

AS MULHERES POR CIMA:

APONTAMENTOS SOBRE A IDEIA DE DESREGRAMENTO FEMININO NO INÍCIO DA EUROPA MODERNA E A INVERSÃO SEXUAL COMO MODO DE RESISTÊNCIA    Bartolomeu dos Santos Costa    Natalie Zemon Davis é uma historiadora estadunidense e canadense, nascida na cidade de Detroit, no estado de Michigan, Estados Unidos. Após ter realizado a sua gradua ção no Smith College e o seu mestrado no Radcliffe College, no ano de 1959, ela conclui seu doutoramento na Universidade de Michigan, estudou também na Universidade de Harvard. Foi professora em diferentes universidades como a Universidade de Princeton, a Universidade Brown, a Universidade da Califórnia e a Universidade de Toronto. Suas pesquisas, enquanto historiadora, incluem trabalhos importantes como Trickster Travels3, The Gift in Sixteenth-Century France The Return of Martin Guerre5 e Women on the Margins: Three Seventeenth-Century Lives. Davis recebeu diversos prêmios e reconhecimentos como o grau honorário da Universidade de St. Andrews e...