A PRÁTICA REFLEXIVA NO OFÍCIO DE
PROFESSOR
Trago para a nossa reflexão
nesse dia quinze de outubro de dois mil e dezessete, data em que se homenageia
o professor, um olhar da professora mestra Maria Luiza Santos Gama, traduzido
na obra Planejamento Educacional e Formação de Professores: práticas, sentidos
e significados, publicada pela editora Appris, em 2016, onde a autora, logo no
primeiro capítulo, destaca o trabalho coletivo docente em contexto de
planejamento.
Gama, apoiada em Fiorentini, trata
sobre o trabalho coletivo docente nas formas cooperativa e colaborativa com o
cuidado de aproveitar o que há de positivo em cada uma das formas e com o zelo
de evidenciar a necessária distinção entre elas, apontando para a eficácia da
prática em cada contexto.
Sobre a cooperação a autora
destaca dois níveis distintos: 1- a cultura docente da colegialidade
artificial; e, 2- a cultura docente da balconização.
Quando fala sobre a
colaboração a mestra, com ensinamentos de Farias, assim afirma:
Na prática do trabalho colaborativo, os professores quando se
reúnem para conversar, planejar, ou mesmo tomar decisões sobre alguma atividade
da escola, precisam tornar claro para os demais colegas seus entendimentos.
Eles se apoiam mutuamente, compartilhando, além de regras, comportamentos e
conhecimentos teórico-metodológicos orientadores da ação pedagógica, apoio
afetivo no enfrentamento das situações imprevisíveis e urgentes que se deparam
em seu trabalho (Gama, 2016, p.38).
E ainda no primeiro capítulo a autora continua
chamando a atenção para as práticas de planejamento na ação docente sem perder
de vista sua necessidade, e segue significando o termo necessidade a partir de
vários autores, entre eles Marx (2002, apud Gama 2016, p.79) “ os homens se
deram conta de suas necessidades a partir do momento que tiveram consciência
delas.” Encorajada ela nos convida, à luz do convite de Celso Vasconcellos:
...precisamos nos aproximar, precisamos somar as forças – ainda que diminutas –
dos que desejam, dos que estão vivos e querem lutar pela vida...”
Gama quer com esse convite nos chamar para,
colaborativamente, superarmos a descrença no planejamento e nos incita o
desafio de resgatá-lo possível e necessário em nosso ofício de professor e
professora.
A prática reflexiva a que me apego ao escrever
esse texto, diz respeito à compreensão de que precisamos alargar o nosso passo
para chegarmos ao trabalho docente na forma colaborativa. É possível reconhecer
algumas dificuldades a serem superadas. É possível superá-las. Sim, nós podemos.
Felizes dias, professor(a).
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Profa Liduina Tavares - Cidadã, Pedagoga, Especialista em Planejamento Educacional e em Fé e Política, ex-Vereadora, Membro Efetivo da ABL, Professora da Educação Básica, em apoio pedagógico no CMT III.
Saúdo a companheira Liduina Tavares neste dia do(a) professor (a) e em especial, por compartilhar conosco a proposta de uma prática reflexiva colaborativa nas diversas situações de trabalho docente.
ResponderExcluirSaúdo a companheira Liduina Tavares neste dia do (a) professor (a), em especial por compartilhar conosco a proposta de uma prática reflexiva critica colaborativa nas diversas situações de planejamento e trabalho docente.
ResponderExcluirA trabalho de educar é essencialmente coletivo e quanto mais compartilhado for, melhores resultados virão. Parabéns minha eterna professora e Amiga Liduína Tavares.
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