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A PRÁTICA REFLEXIVA NO OFÍCIO DE PROFESSOR

Trago para a nossa reflexão nesse dia quinze de outubro de dois mil e dezessete, data em que se homenageia o professor, um olhar da professora mestra Maria Luiza Santos Gama, traduzido na obra Planejamento Educacional e Formação de Professores: práticas, sentidos e significados, publicada pela editora Appris, em 2016, onde a autora, logo no primeiro capítulo, destaca o trabalho coletivo docente em contexto de planejamento.
Gama, apoiada em Fiorentini, trata sobre o trabalho coletivo docente nas formas cooperativa e colaborativa com o cuidado de aproveitar o que há de positivo em cada uma das formas e com o zelo de evidenciar a necessária distinção entre elas, apontando para a eficácia da prática em cada contexto.
Sobre a cooperação a autora destaca dois níveis distintos: 1- a cultura docente da colegialidade artificial; e, 2- a cultura docente da balconização.
Quando fala sobre a colaboração a mestra, com ensinamentos de Farias, assim afirma:
               
Na prática do trabalho colaborativo, os professores quando se reúnem para conversar, planejar, ou mesmo tomar decisões sobre alguma atividade da escola, precisam tornar claro para os demais colegas seus entendimentos. Eles se apoiam mutuamente, compartilhando, além de regras, comportamentos e conhecimentos teórico-metodológicos orientadores da ação pedagógica, apoio afetivo no enfrentamento das situações imprevisíveis e urgentes que se deparam em seu trabalho (Gama, 2016, p.38).

                   E ainda no primeiro capítulo a autora continua chamando a atenção para as práticas de planejamento na ação docente sem perder de vista sua necessidade, e segue significando o termo necessidade a partir de vários autores, entre eles Marx (2002, apud Gama 2016, p.79) “ os homens se deram conta de suas necessidades a partir do momento que tiveram consciência delas.” Encorajada ela nos convida, à luz do convite de Celso Vasconcellos: ...precisamos nos aproximar, precisamos somar as forças – ainda que diminutas – dos que desejam, dos que estão vivos e querem lutar pela vida...”
                   Gama quer com esse convite nos chamar para, colaborativamente, superarmos a descrença no planejamento e nos incita o desafio de resgatá-lo possível e necessário em nosso ofício de professor e professora.
                   A prática reflexiva a que me apego ao escrever esse texto, diz respeito à compreensão de que precisamos alargar o nosso passo para chegarmos ao trabalho docente na forma colaborativa. É possível reconhecer algumas dificuldades a serem superadas. É possível superá-las. Sim, nós podemos. Felizes dias, professor(a).


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Profa Liduina Tavares - Cidadã, Pedagoga, Especialista em Planejamento Educacional e em Fé e Política, ex-Vereadora, Membro Efetivo da ABL, Professora da Educação Básica, em apoio pedagógico no CMT III.



Comentários

  1. Saúdo a companheira Liduina Tavares neste dia do(a) professor (a) e em especial, por compartilhar conosco a proposta de uma prática reflexiva colaborativa nas diversas situações de trabalho docente.

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  2. Saúdo a companheira Liduina Tavares neste dia do (a) professor (a), em especial por compartilhar conosco a proposta de uma prática reflexiva critica colaborativa nas diversas situações de planejamento e trabalho docente.

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  3. A trabalho de educar é essencialmente coletivo e quanto mais compartilhado for, melhores resultados virão. Parabéns minha eterna professora e Amiga Liduína Tavares.

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