Formação
e atuação dos professores
Mais de 60% dos professores entrevistados fizeram a
graduação em alguma universidade particular. Apesar disso, a maioria deles
estudou o ensino básico (ensino fundamental e médio) em escola pública. Além
disso, poucos têm ou tinham pais com ensino superior completo.
A maioria dos entrevistados também disse que
pretende continuar na mesma escola em que atua nos próximos cinco anos. Dos
participantes, 9% disse que pretende permanecer como professor, mas em outra
escola, e 5% que gostaria de assumir cargos de direção e administração escolar.
Os pesquisadores conversaram com alunos de escolas
onde realizaram o estudo e descobriram uma coisa que todas elas tinham em
comum: professores inspiradores que impactaram suas vidas. Assista abaixo ao
vídeo dessa conversa com os alunos.
O que mais motiva o professor
A entrevista ainda procurou saber o que, nas
condições por que passam hoje, motiva os professores a continuarem na carreira
do magistério. Saber que está contribuindo para o aprendizado dos alunos foi a
principal resposta dos entrevistados (72%). A maioria, por exemplo, disser ser
totalmente a favor de que os currículos de todas as escolas do Brasil tenham
uma base comum, e que saber o que é esperado do aluno a cada ano facilitaria
seu trabalho.
A remuneração foi citada como motivador por 20% dos
entrevistados. Vale ressaltar que o estudo quis identificar o que o motiva a
continuar como professor e não o que é mais importante para o profissional.
Além disso, mais de 70% dos professores afirmaram sentir que existe um
descompasso financeiro frente a outros profissionais de nível superior, tanto
do setor público quanto privado.
Como
os professores se sentem
Mais da metade dos entrevistados disse que nem
sempre tem voz no debate educacional. A sensação de ser ouvido vai piorando
quanto mais distante o professor se sente de um órgão ou gestor, como o
Ministério da Educação: 96% dos professores disseram que nunca ou apenas
algumas vezes se sentiram ouvidos pelo MEC.
O estudo mostrou que, para os professores, caso a
opinião deles fosse mais ouvida pelos gestores educacionais, questões como
condições de trabalho e desempenho escolar dos alunos poderiam ser mais
impactadas. Além disso, para eles, o tema mais importante para se discutir é o
acompanhamento psicológico e a indisciplina dos alunos.
Temas
preocupantes para os professores
A pesquisa identificou quatro grandes temas que
mais preocupam os docentes. O primeiro é a questão da formação efetiva dos
alunos. Para eles, essa luta é importante, pois assim é possível enfrentar a
defasagem de aprendizado, por exemplo. A maioria também disse não ter certeza
se o que ensina para os alunos é suficiente para que se desenvolvam pessoal e
profissionalmente.
O segundo tema diz respeito à heterogeneidade das
turmas. Dentro deste tema, um dos desafios é a falta de condições adequadas
para a inclusão de alunos com deficiência. Já o terceiro tema trata sobre a
relação com as família. Os professores disseram se sentir sobrecarregados com
tarefas que deveriam ser assumidas pelos pais, por exemplo.
O último tema preocupante para os professores é a
aplicabilidade das políticas educacionais. A maioria se sente excluído do
processo de implementação de políticas públicas para a educação.
Quer conhecer melhor a opinião dos professores sobre esses e outros temas? Baixe gratuitamente a pesquisa “Conselho de Classe”.
Fonte: Portal QEdu
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