Para fazer uma boa redação no ENEM
o aluno deverá apresentar cinco competências que estão definidas no GUIA
DO PARTICIPANTE, que são:
Competência 1:
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2:
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3:
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4:
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação.
Competência 5:
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os
direitos humanos.
Aqui, seguindo as orientações de
A REDAÇÃO NO ENEM –GUIA DO PARTICIPANTE (
sugerindo que seja lido, na íntegra por todos que irão fazer o exame ) transcrevemos
as orientações para cada uma das cinco competências.
Competência 1 –
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa
Na
redação do seu texto, você deve procurar ser claro, objetivo e direto, empregar
um vocabulário mais variado e preciso, diferente do que utiliza quando fala, e
seguir as regras estabelecidas pela modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Além disso, o texto dissertativo-argumentativo escrito exige que alguns requisitos
básicos sejam atendidos.
Além
dos requisitos de ordem textual, como coesão, coerência, sequenciação, informatividade,
há outras exigências para o desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo:
Ø ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
Ø precisão vocabular; e
Ø obediência às regras de:
ü concordância nominal e verbal;
ü regência nominal e verbal;
ü pontuação;
ü flexão de nomes e verbos;
ü colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos);
ü grafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de
letras maiúsculas e minúsculas); e
ü divisão silábica na mudança de linha (translineação).
Recebe 200 pontos nesta competência o
aluno que:
Ø Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da
Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da
escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem
reincidência.
OBS 1. : Excelente domínio = 200 pontos
Bom domínio
= 160 pontos
Domínio mediano
= 120 pontos
Domínio insuficiente
= 80 pontos
Domínio precário
= 40 pontos
Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa =
0 ponto.
Competência
2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver
o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo- argumentativo em
prosa.
O
tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a tese se organiza. Em âmbito
mais abrangente, o assunto recebe uma delimitação por meio do tema, ou seja, um
assunto pode ser abordado por diferentes temas.
Seguem
algumas recomendações para essa elaboração:
a) Leia com atenção a proposta da redação e os
textos motivadores, para compreender bem o que está sendo solicitado.
b) Evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos
textos motivadores, porque foram apresentados apenas para despertar uma
reflexão sobre o tema e não para limitar sua criatividade.
c) Não copie
trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles foram apresentados apenas
para despertar seus conhecimentos sobre o tema.
d) Reflita sobre
o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e
como defendê-lo.
e) Reúna todas
as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma
estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto.
f) Desenvolva o
tema de forma consistente para que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio
facilmente, o que significa que a progressão textual é fluente e articulada com
o projeto do texto.
g) Lembre-se de
que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal.
h) Examine, com
atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o
fim.
i) Utilize
informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está
atualizado em relação ao que acontece no mundo.
j) Evite
recorrer a reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade no
desenvolvimento do tema proposto.
l) Mantenha-se
dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu
foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas redações. Nesse
caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ao tema ou fuga parcial ao tema.
Recebe 200 pontos nesta competência o
aluno que:
Desenvolve o tema por meio de
argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e
apresenta excelente domínio do texto
dissertativo-argumentativo.
Competência 3 –
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista.
Esta Competência trata da
inteligibilidade do texto, ou seja, da sua coerência,da plausibilidade entre as
ideias apresentadas.
A
inteligibilidade da sua redação depende, portanto, dos seguintes fatores:
ü relação de sentido entre as
partes do texto;
ü precisão vocabular;
ü progressão temática adequada ao
desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi planejada e que as ideias
desenvolvidas são pouco a pouco apresentadas, em uma ordem lógica; e
ü adequação entre o conteúdo do
texto e o mundo real.
Recebe 200 pontos nesta competência o aluno que:
Apresenta
informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação.
Na produção da sua redação, você
deve utilizar variados recursos linguísticos que garantam as relações de
continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso. Na avaliação desta
Competência, será considerado o seguinte aspecto:
Ø Encadeamento
Textual
ü Estruturação
dos parágrafos (ideia principal + ideias secundárias)
ü Estruturação
dos períodos
ü Referenciação
Recebe
200 pontos nesta competência o aluno que:
Articula
bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos
coesivos.
Competência 5 –
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os
direitos humanos.
Ao redigir seu texto, procure evitar propostas vagas, gerais; busque
propostas mais concretas, específicas, consistentes com o desenvolvimento de
suas ideias.
Antes de elaborar sua
proposta, procure responder às seguintes perguntas: O que é possível apresentar
como proposta de intervenção na vida social? Como viabilizar essa proposta?
O
seu texto será avaliado, portanto, com base na combinação dos seguintes critérios:
a) presença de
proposta x ausência de proposta; e
b) proposta com
detalhamento dos meios para sua realização x proposta sem o detalhamento dos
meios para sua realização.
Recebe 200
pontos nesta competência o aluno que:
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada,
relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Boa Sorte
Bom Exame.
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