Pular para o conteúdo principal

“O Maranhão precisa superar este debate Sarney/Anti-Sarney. O estado é bem mais que essa simplificação” (Dep. Eliziane Gama)

Eliziane Gama e Roberto Rocha propõem ao estado um “Pacto pela Vida”
O PSB e Mobilização Democrática (MD) defendem o que estão chamando de Pacto pela Vida, todos pelo Maranhão, que consiste na organização de série de encontros que serão promovidos pelas duas legendas e seus aliados com objetivo de discutir temas como saúde, infraestrutura e educação para que um programa seja criado e apresentado como modelo de gestão.
A ideia do “Pacto” surgiu a partir da reunião coordenada pelo vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), e pela deputada estadual Eliziane Gama (MD), na manhã de ontem (15), no Plenarinho na Assembleia Legislativa.
Vale ressaltar, que desde o início do ano as direções nacionais e estaduais do PSB e MD se reúnem periodicamente para discutir a conjuntura do Brasil no plano do desenvolvimento econômico e social. Com essa perspectiva, as direções das legendas no Maranhão também iniciarão discussões sobre os problemas do estado.
Presidente do PSB na capital, Roberto Rocha chamou a deputada Eliziane Gama para o debate de ontem. “São reuniões programáticas cujo objetivo é chegar a ações que efetivamente melhorem a vida das pessoas”, afirmou Roberto Rocha, que definiu com a parlamentar a agenda dos próximos encontros.
Desde a posse como vice-prefeito em São Luís, Roberto Rocha tem buscado o entendimento com o MD. Antes da fusão de PPS e PMN, que resultou na nova legenda, aliados da deputada Eliziane Gama chegaram a declarar apoio à candidatura de Rocha ao Senado. Com a fusão, que resultou no MD, os encontros tiveram de ser readequados à nova realidade. Mesmo assim, o socialista ainda acredita que pode ter uma parceria com Eliziane Gama.
Pacto – Os encontros do Pacto pela Vida, todos pelo Maranhão ocorrerão a cada 15 dias com programação elaborada a cada três meses. O primeiro está previsto para acontecer dia 6 do próximo mês, em São Luís.
“Serão reuniões que no fim teremos subsídio para organizar um programa de governo que possa consolidar melhorias para nosso estado”, disse Eliziane Gama.
Nesses encontros participarão representantes da sociedade civil organizada e ainda um técnico para apresentar modelos de gestão que deram certo em outras cidades ou estados brasileiros. Na primeira reunião, está prevista a participação de um membro do governo Pernambucano para apresentar um programa que reduziu os índices de violência no estado.
“O primeiro tema que trataremos é a segurança pública. Vamos mostrar o que foi feito pelo governador Eduardo Campos, que conseguiu reduzir os números da violência em Pernambuco. Modelo de gestão que deve ser compartilhado, analisado e comparado com o que está sendo desenvolvido aqui no nosso estado”, disse Rocha.
Eliziane Gama lidera um movimento intitulado Terceira Via, que visa abrir um canal alterantivo à dicotomia entre o grupo comandado pela governadora Roseana Sarney (PMDB) e o grupo do ex-deputado Flávio Dino (PCdoB). “O Maranhão precisa superar este debate Sarney/Anti-Sarney. O Estado é bem mais que essa simplificação”, diz a parlamentar.
(Com Informações do jornal O Estado do Maranhão)
Comentário do Blog do Robert Lobato: Louvável a iniciativa desses dois jovens políticos, Roberto Rocha e Eliziane Gama, de propor uma agenda política e de projeto de sociedade que vá além do debate tacanho, desgastado e limitado do “Sarney versus Antissarney”. Está corretíssima a deputada Eliziane Gama ao afirmar que o Maranhão é muito maior que esse reducionismo político que só tem atrapalhado o nosso estado e favorecido alguns poucos que precisam continuar com esse discurso para sobreviver politicamente. Roberto Rocha é o idealizador do que denominou “Pacto de Gerações” para imprimir uma disputa honesta, democrática e moderna pelo poder no Maranhão, mas, ao que parece, alguns ainda não entenderam (ou não querem entender) a dimensão da proposta do vice-prefeito de São Luis, que é uma das lideranças da oposição com maior penetração no interior do estado. Percebe-se claramente que líderes oposicionistas como Eliziane Gama, Luciano Leitoa, Luiz Rocha Filho,Ribamar Alves, Hilton Gonçalo, entre outros, já se mostram totalmente abertos em debater esse“Pacto pela Vida” defendido por Rocha e Gama. Já imaginou se Deoclides Macedo, Chico Leitoa, Weverton Rocha, Ivaldo Rodrigues, Carlinhos Amorim, Valéria Macedo, Leo Costa e demais pedetistas também se juntam em torno deste projeto? Pois é. Até abril de 2014 ainda tem muita água para passar por baixo da ponte eleitoral de outubro do mesmo ano…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO SEBASTIÃO, ROGAI!

No coração de um Brasil polarizado, num Estado de contradições políticas, no município em (re)construção localiza-se o povoado que vive o maior drama de sua história, desde a alforria de seu povo. No povoado São Sebastião dos Pretos, território quilombola certificado, onde a fé se entrelaça com a poeira da estrada, um pequeno aglomerado humano, conhecido mais pelas suas promessas sussurradas ao vento do que por seus marcos geográficos, viu sua serenidade estilhaçada pela ausência. Três pequenas vidas, três infantes da mesma família evaporaram no ar poluído pelas queimadas e pela devastação dos palmeirais, na tarde do dia 04 de janeiro de 2026.  Os pais, figuras outrora pilares de devoção, permaneciam agora em um estado de atordoamento quase sagrado, como se o trágico fosse uma miragem teimosa. A inércia deles, contudo, não se espalhou pela comunidade e a ausência notada das três crianças mobilizou os moradores que procuraram por toda a noite e ainda que  não as encontrassem se...

FEITA DE FASES.

 No contraste nítido do tijolo nu e a alta parede revestida de massa, pintada de tinta cuja nuance de cor é feita em laboratório à escolha, em catálogo, um brilho surge, superando a barreira arquitetônica que impede a visão total do reluzente astro  iluminado . Por segundos, a imagem é  confundida com a luz das lâmpadas de led recentemente colocadas nos postes da cidade, as quais muitas vezes não são vistas em sua totalidade por aparecerem por entre o cimento armado que ergue as casas ou entre as poucas árvores que insistem em contrariar o egoísmo dos que cortam árvore, matando a biodiversidade, sufocando a humanidade e que certificam a incivilização do homem.  Em seguida, o brilho revela-se cheio,  exibindo Ogum e o seu dragão – haverá quem, de pronto, condene o herege dessa descrição! – mais reais que antes, tomando toda a forma de tão reluzente imagem. Por minutos, os olhos buscam o brilho e se destraem com a beleza que agora claramente se mostra por completo...

CONSCIÊNCIA NEGRA

               Liduina Tavares* Quando eu era o negro  esquecido na senzala ao tronco acorrentado, o corpo chicoteado só a mim e aos meus irmãos essa dor incomodava. I Quando eu era o negro  na Casa Grande explorado escravizado e bullynado muitas vezes estuprado só a mim e aos meus irmãos a nossa dor incomodava. II Quando ainda criança  eu fui o negro sequestrado o Estado não interveio  a mim nenhum valor era dado e todo o meu sofrimento  só a mim e aos meus irmãos a indiferença à nossa dor incomodava. III Para o Quilombo dos Palmares  quando aos quinze anos voltei mostrei aos meus irmãos  todo o flagelo que passei soube de todo o sofrimento que os meus irmãos tinham passado. IV E, por isso, considerei mudar a essência da dor transformá-la em ação  não bastava sublimar  o rancor, a indignação  o ódio endurecia a alma e sangrava o coração.  V Eu mostrei aos meus irmãos  que o tronco e as c...