A Semana Social Brasileira (SSB) é
um projeto iniciado pela CNBB em 1991. Inspira-se na Igreja da França que
realizou a primeira Semana Social a mais de cem anos. A SSB é uma aliança
formada por comunidades eclesiais, movimentos sociais, pastorais, organismos e
a sociedade civil organizada para refletir sobre os acontecimentos sociais,
políticos e econômicos do Estado Brasileiro, somar forças para o processo de democratização
e promover a participação dos pobres e excluídos na construção de um país
justo, democrático, solidário e sustentável.
A Diocese de Bacabal realizou no dia
de ontem (13) o encontro alusivo à 5ª Semana Social Brasileira e reuniu
religiosos e leigos e contou com representação de diversos segmentos da
sociedade civil.
Feita a recepção dos participantes,
houve um momento de reflexão e mística conduzidas por Santana. Em seguida
ofereceu-se um gostoso lanche.
Para a preleção do tema da 5ª Semana
Social Brasileira, Frei Ribamar utilizou-se do conhecimento histórico sobre as
Semanas e apoiou-se em slids projetados em telão. Historiou as Semanas
anteriores, evidenciou os resultados concretos e apontou para a participação
neste momento em que a Igreja Católica discute as questões sociais em eventos
locais, regional e nacional. À medida que o palestrante ia explanando o tema,
os participantes contribuíam com relatos de suas comunidades, do estado e até
de âmbito nacional, enriquecendo o evento.
A coordenação do evento apresentou
as oficinas e as fichas de inscrição para a 5ª Semana Social Regional que será
realizada em Santa Inês, nos dias 02, 03, 04 e 05 de maio. Logo ali, algumas
inscrições foram preenchidas.
Encerrado o encontro com a bênção
aos presentes, foi servido um almoço a todos quantos quiseram se servir.
Retomando
a história...
A Semana Social não se reduz a
eventos isolados. É um processo coletivo de reflexão, mobilização e compromisso
a partir de um tema emergente para toda a sociedade.
TEMAS DAS SEMANAS SOCIAIS
1a
Semana Social Brasileira: Mundo do trabalho, desafios e perspectivas (03 a 08
de novembro 1991)
Tratava-se,
entre outras coisas, de confrontar as inovações tecnológicas emergentes com as
relações que elas implicavam no mundo do trabalho. O que significava colocar em
pauta o desemprego e subemprego, formas de trabalho escravo, infantil,
temporário e degradante.
2a Semana
Social Brasileira: Brasil, alternativas e protagonistas (24 a 29 de julho de
1994)
O tema
principal foi o fortalecimento do debate sobre “O Brasil que a gente quer,
o Brasil que nós queremos”. Tratava-se de buscar alternativas ao modelo
econômico neoliberal, imposto através das privatizações e do sistema financeiro
internacional. Ao fim desta Semana chegou-se a uma síntese: “Brasil economicamente
justo, politicamente democrático, socialmente solidário e culturalmente plural”.
Destaca-se como resultado desta 2a SSB o nascimento do Grito dos Excluídos.
3a Semana
Social Brasileira: Resgate das Dívidas Sociais – justiça e solidariedade na
construção de uma sociedade democrática (semana de 3 anos – 1997 à 1999)
Esta 3a
Semana incentivou um processo plural e participativo de reflexão e mobilização
da sociedade em torno do resgate das dívidas sociais e da conquista de
direitos, sobretudo dos excluídos. Motivados pelo processo da SSB realizou-se
simpósios, tribunais e um plebiscito nacional sobre a Dívida Externa como
continuidade. Neste período surge a Rede Jubileu Sul no Brasil, nas Américas,
Ásia e África atuando na defesa de um mundo sem dívidas financeiras e
sociais.
4a Semana
Social Brasileira: Mutirão por um novo Brasil – Articulação das forças sociais
para a construção do Brasil que nós queremos
A 4a
Semana teve como motivação juntar as forças vivas e ativas da sociedade, em
vista de uma maior incidência política, maior visibilidade e maior impacto
sobre a transformação social e na construção do Brasil que queremos.
5ª Semana Social Brasileira: Estado para que e para quem?”. Esta
Semana Social retoma, de certa forma, e num outro contexto conjuntural, o filão
da 2ª Semana Social intitulada "Brasil: Alternativas e
Protagonistas". O foco, entretanto, da 5ª Semana é, sobretudo, o Estado,
enquanto da 2ª Semana era a Sociedade.
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