Pular para o conteúdo principal


 

ÀGUA POTÁVEL DE QUALIDADE: QUAL O X DA QUESTÃO?

Liduina Tavares¹

Em Bacabal a questão água potável está na oferta, na quantidade, na qualidade ou na gestão da água? O que você, leitor, acha de tudo isso?

 O que impede a oferta de água potável de qualidade, em Bacabal? Vamos enumerar algumas possíveis causas, sem descartar outras tantas:

1.O sistema de distribuição é antigo, de ferro e solda. Nesses casos, possivelmente, libera estanho, ferro, cromo.

2. A provável falta de manutenção e de limpeza periódica na tubulação. Essa situação, em casos de tubulações antigas, pode ocasionar o acúmulo de lodo, podendo apresentar materia orgânica decomposta.

3. Possível presença de heterotróficos, coliformes totais e termotolerantes na análise microbiológica da água.

4. Possibilidade de Unidade Nefilométrica de Turbidez de valor menor que 0,5 e maior que 1de turbidez e ferro contidos na análise fisica da água.

5. Alegação do poder público que é alto custo dos produtos para limpeza do sistema e para substituição e manutenção das tubulações.

6. Desequilíbrio do PH tolerável para potabilidade (alcalinidade, dureza, materia orgânica).

7. Perda na ligação em torno de 59,1 l/lig./dia, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), bem como perda na distribuição no percentual de 10,28.

De acordo com o SNIS, a água chega a 79, 45 da população total de Bacabal, logo, podemos deduzir que cerca de 20,55 dos bacabalenses ainda não tem a oferta pública desse bem vital.

Mais do que não ofertar para todos, tem-se a oferta de água sem a qualidade adequada ao consumo humano e doméstico. Essa situação tem levado a maioria dos consumidores a acrescentarem despesa ao orçamento financeiro das famílias com a obrigatória aquisição de água mineral comercial.

Uma família composta de quatro membros consome pelo menos 2,8 galões de 20 litros de água por semana, se considerarmos a média recomendada de 2litros/dia/pessoa, somente para beber. Agora, imaginemos o custo que pode vir a ser se a aquisição de água mineral for também para cozinhar e banhar!

A água que chega às torneiras das casas dos bacabalenses é tão suja que não se deve usar para preparar alimentação e quando se usa para o banho causa coceira no corpo e irritação no couro cabeludo. Dado o volume de impurezas, o seu uso em máquinas de lavar roupas vem ocasionando prejuízos, mas também em tanquinhos, em caixas de descarga, etc, etc.        

A nossa cidade está no território maranhense cujas características naturais são promissoras de armazenamento de água suficiente para garantir o abastecimento de uma população do tamanho de Bacabal, em quantidade e qualidade. O fluxo que abastece grande parte da cidade é do curso de água da bacia hidrográfica do Rio Mearim.

Além das águas superficiais utilizadas para o abastecimento, outra parte da cidade, tanto urbana quanto rural, é abastecida por cerca de 137 poços de natureza pública e, pelo menos, 7 poços de natureza privada, como consta no Relatório Diagnóstico do Município de Bacabal.

Apesar da fartura fluvipluviométrica, moradores da querida Bacabal reclamam da falta total ou escassez temporária de água potável. Enquanto uns lamentam não terem água nas torneiras, outros reclamam que a água que chega às suas casas é suja, imprópria para o consumo e a caracterizam como “suco de tamarindo” pela cor; “lama de esgoto” dado o odor fétido adicionado à cor mais escura.

O que todos os consumidores relatam afirmativamente é que a conta mensal é pontual e o custo por metro cúbico de água fornecido pela autarquia SAAE ², em Bacabal, é o mais caro da região. Sobre esse dado, no Mapa Saneamento Brasil 2021, consta que, dos males o menor, a tarifa média de água é 2,86 R$/m³, sendo menor que o que é praticado pelo estado e pelo país.

             Ora, todos os gestores sabem o quanto a população clama por água potável em quantidade e na qualidade devida e mesmo tendo um relatório antigo, passam-se anos após anos e pouco ou quase nada é feito para melhorar a qualidade no abastecimento e na oferta de tão precioso e vital bem público a todos os seres vivos animados ate os seres vivos inanimados.

Afinal, água pura, cristalina, potável é possível ser garantida pelo poder público municipal? Eu afirmo que sim. Qual a opinião do(a) leitor(a)?

 



[i] mulher, esposa, mãe, professora da rede pública estadual aposentada, membra fundadora da Academia Bacabalense de Letras, pedagoga, especialista em fé e política, assessora de educação da Gerencia Regional de Bacabal (2000/2001), coordenadora do programa de correção de fluxo do Maranhão na GDH (2002/2003), ex-secretária de educação (2006/2008), vereadora de Bacabal (2009/2012).

[ii] A água consumida na cidade de Bacabal é distribuída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, autarquia municipal que atende 21.827 domicílios através de uma central de abastecimento, (IBGE, 2010).

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O MITO DA MERITOCRACIA  

DUBET, François. A igualdade meritocrática das oportunidades. In: DEBET, François. O que é uma escola justa? : a escola das oportunidades. Trad. Ione Ribeiro Vale. Rev. Tec. Maria Tereza de Queiróz Piacentini. São Paulo: Cortez, 2008.     Bartolomeu dos Santos Costa [1]     François Dubet é Sociólogo, professor, coordenador e orientador de pesquisas na Université Bordeaux II e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França. Pesquisador do Centre d’Analyse et d’Intervention Sociologiques (CADIS/EHESS), desenvolveu relevantes pesquisas no campo da sociologia. Dubet é autor e organizador de diversos trabalhos, dentre os quis, destacam-se estudos sobre questões relativas à Educação, movimentos sociais e, recentemente, sobre estigmas e discriminações.     A partir de suas pesquisas, cunhou a noção teórica de “Sociologia da Experiência”, tema que resultou no livro Sociologie de l’expérience (1994), publicado também no Brasil posteriormente.      Outros trabalhos de

AS MULHERES POR CIMA:

APONTAMENTOS SOBRE A IDEIA DE DESREGRAMENTO FEMININO NO INÍCIO DA EUROPA MODERNA E A INVERSÃO SEXUAL COMO MODO DE RESISTÊNCIA    Bartolomeu dos Santos Costa    Natalie Zemon Davis é uma historiadora estadunidense e canadense, nascida na cidade de Detroit, no estado de Michigan, Estados Unidos. Após ter realizado a sua gradua ção no Smith College e o seu mestrado no Radcliffe College, no ano de 1959, ela conclui seu doutoramento na Universidade de Michigan, estudou também na Universidade de Harvard. Foi professora em diferentes universidades como a Universidade de Princeton, a Universidade Brown, a Universidade da Califórnia e a Universidade de Toronto. Suas pesquisas, enquanto historiadora, incluem trabalhos importantes como Trickster Travels3, The Gift in Sixteenth-Century France The Return of Martin Guerre5 e Women on the Margins: Three Seventeenth-Century Lives. Davis recebeu diversos prêmios e reconhecimentos como o grau honorário da Universidade de St. Andrews e a National Humanit