Pular para o conteúdo principal

JOGOS TEATRAIS: CORPO E VOZ NOS PROCESSOS DE COGNIÇÃO.



Com a oficina Jogos Teatrais: corpo e voz nos processos de cognição  o Coletivo ARTBAC trouxe a Atriz  Bonequeira (DRT 5017) e Técnica de Espetáculo de Diversões (DRT 16542), Maria de Lourdes da Silva Brito, para resgatar a arte da dramaturgia em estágio de esquecimento em Bacabal.
Concebida em Bacabal, nascida em Granjas -CE, radicada em Curitiba, Lu Brito é licenciada em Ensino do Teatro, pela Faculdade de Artes do Paraná.

O Coletivo ARTBAC, fundado em novembro de 2018 por Francisco Luciano e Liduína Tavares com iniciativa e apoio técnico de Lu Brito, tem como objetivo fomentar a arte através de uma plataforma  política de formação, promoção e divulgação dos artistas bacabalenses, suas obras artísticas e culturais.
Com uma programação para os dias 11, 12 e 13 de abril, o Coletivo deu a largada às atividades autônomas comemorativas ao aniversário de Bacabal.
O evento contou com solo performance de Lu Brito e Roda de Conversa sobre a atriz, a performance e o teatro em nossa cidade, na abertura dia 11.

                   
A sexta feira foi marcada pelas técnicas para desenvolver a voz, com o estudo da voz: que me é centro. A tarde encerrou-se com jogos teatrais protagonizados pelos participantes.

A iniciativa contou com o apoio do Colégio Militar Tiradentes III, cedendo o espaço físico e toda a logística da sala e com o apoio cultural do deputado federal Gil Cutrim, com parte dos honorários da professora-atriz. O Coletivo agradece os parceiros.

O sábado promete!
 O corpo, espaço e gravidade.
Aguarde!

Comentários

  1. Muito válido a iniciativa, precisamos de mais apoio da parte das autoridades competentes.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma experiência que dificilmente será esquecida. De fato, tivemos um aprendizado com o novo e um aperfeiçoamento com o que ja se conhecia...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

  ÀGUA POTÁVEL DE QUALIDADE: QUAL O X DA QUESTÃO? Liduina Tavares¹ Em Bacabal a questão água potável está na oferta, na quantidade, na qualidade ou na gestão da água? O que você, leitor, acha de tudo isso?   O que impede a oferta de água potável de qualidade, em Bacabal? Vamos enumerar algumas possíveis causas, sem descartar outras tantas: 1.O sistema de distribuição é antigo, de ferro e solda. Nesses casos, possivelmente, libera estanho, ferro, cromo. 2. A provável falta de manutenção e de limpeza periódica na tubulação. Essa situação, em casos de tubulações antigas, pode ocasionar o acúmulo de lodo, podendo apresentar materia orgânica decomposta. 3. Possível presença de heterotróficos, coliformes totais e termotolerantes na análise microbiológica da água. 4. Possibilidade de Unidade Nefilométrica de Turbidez de valor menor que 0,5 e maior que 1de turbidez e ferro contidos na análise fisica da água. 5. Alegação do poder público que é alto custo dos produtos para limpe

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O MITO DA MERITOCRACIA  

DUBET, François. A igualdade meritocrática das oportunidades. In: DEBET, François. O que é uma escola justa? : a escola das oportunidades. Trad. Ione Ribeiro Vale. Rev. Tec. Maria Tereza de Queiróz Piacentini. São Paulo: Cortez, 2008.     Bartolomeu dos Santos Costa [1]     François Dubet é Sociólogo, professor, coordenador e orientador de pesquisas na Université Bordeaux II e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França. Pesquisador do Centre d’Analyse et d’Intervention Sociologiques (CADIS/EHESS), desenvolveu relevantes pesquisas no campo da sociologia. Dubet é autor e organizador de diversos trabalhos, dentre os quis, destacam-se estudos sobre questões relativas à Educação, movimentos sociais e, recentemente, sobre estigmas e discriminações.     A partir de suas pesquisas, cunhou a noção teórica de “Sociologia da Experiência”, tema que resultou no livro Sociologie de l’expérience (1994), publicado também no Brasil posteriormente.      Outros trabalhos de

AS MULHERES POR CIMA:

APONTAMENTOS SOBRE A IDEIA DE DESREGRAMENTO FEMININO NO INÍCIO DA EUROPA MODERNA E A INVERSÃO SEXUAL COMO MODO DE RESISTÊNCIA    Bartolomeu dos Santos Costa    Natalie Zemon Davis é uma historiadora estadunidense e canadense, nascida na cidade de Detroit, no estado de Michigan, Estados Unidos. Após ter realizado a sua gradua ção no Smith College e o seu mestrado no Radcliffe College, no ano de 1959, ela conclui seu doutoramento na Universidade de Michigan, estudou também na Universidade de Harvard. Foi professora em diferentes universidades como a Universidade de Princeton, a Universidade Brown, a Universidade da Califórnia e a Universidade de Toronto. Suas pesquisas, enquanto historiadora, incluem trabalhos importantes como Trickster Travels3, The Gift in Sixteenth-Century France The Return of Martin Guerre5 e Women on the Margins: Three Seventeenth-Century Lives. Davis recebeu diversos prêmios e reconhecimentos como o grau honorário da Universidade de St. Andrews e a National Humanit