Pular para o conteúdo principal

Resultado de imagem para logomarca do partido pdt

PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA - PDT
COMISSÃO PROVISÓRIA MUNICIPAL
CNPJ: 25.321.492/0001-48
BACABAL-MA

CARTA ABERTA A FAVOR DA POPULAÇÃO BACABALENSE

“Entre tantas frondosas palmeiras
E um leito que corre a banhar
Tuas terras surgistes garridas
Oh! cidade que sabes cantar...
Tens recursos da natureza
Tens cultura e beleza...”
(versos do hino a Bacabal).


Inicio esta Carta Aberta a Favor da População Bacabalense com alguns versos do hino a Bacabal para resgatar a memória da cidade que completa neste dia 17 de abril de 2018, noventa e oito anos de emancipação política. A terra da bacaba é jovem e hospitaleira, tem recursos naturais, tem cultura e beleza.
Com a sua população estimada no ano de 2017, pelo IBGE, em 103.359 habitantes, Bacabal tem o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0,651, ou seja, é um município de IDHM médio.
Somente 30,3% da população bacabalense tem esgotamento sanitário adequado; 45,3% da  população vivem com rendimento mensal per capita de até ½ salário mínimo; apenas 9,3% da população estão ocupados e o mais preocupante: cerca de 92,8% da receita do município são oriundos de fontes externas.
Diante desta realidade, somos levados a concluir que o município vem crescendo em população, mas não tem se desenvolvido social, política e economicamente; não gera riqueza e é dependente das transferências do governo federal.
Há cerca de vinte anos, os bacabalenses contavam com cinco hospitais atendendo pelo SUS e já não atendiam a demanda; com o fechamento de alguns destes a população sofre na emergência com a falta de urgência no atendimento.
A cultura popular, hoje relegada, antes tinha festivais de música como exemplo, o Canta Mearim que premiou o cantor e compositor bacabalense Emanuel de Jesus. E a CAB - Casa do Artista Bacabalense -  que viu muitos dos seus artistas despontando para o sucesso, fechou as suas portas. As  escolas Asas do samba, Carcará, Salgueiro, Estrela do Samba e Unidos do Bairro da Areia já não levam os seus brilhos, penas e enredos para a avenida e os blocos tradicionais suspiram apoio para fazerem o carnaval. Grupos de teatro a exemplo da Companhia de Teatro ARTBAC, GITAR, Companhia Curupira

de Artes Cênicas (vencedor do Edital do Programa Mais Cultura, com o espetáculo Viver é adaptar-se, de Lúcia Correa e Zezinho Casanova), não fazem mais suas apresentações. Os grupos de street dance (dança de rua) aos poucos foram sendo sufocados por falta de apoio. O bumba-meu-boi, quadrilhas juninas, o Cacuriá de dona Floriza, todos esses movimentos e expressões culturais estão relegados a falta de apoio político, cultural e financeiros. A expressão das religiões de matrizes africanas, nos terreiros, tem sido um dilema para os seus adeptos, pela cobrança de impostos municipais, de alvarás e principalmente pela intolerância.
Os clubes sociais: Icaraí, União Artística Operária Beira Rio, Cassino da Urca, Clube Recreativo O Mearim, e outros, foram aos poucos sendo desativados, fechados e vendidos. Sem opção de lazer e mínima geração de emprego, o número de bares aumentou significativamente, chegando a mais de três mil bares (dados de 2015).
No esporte, a liga de voleibol, de basquetebol, os times de futebol Americano e BEC, as copas rurais, interbairros, todos esses instrumentos desportivos ocupavam a juventude e afastavam crianças e adolescentes das drogas - um mal presente em muitas famílias hoje em dia.
Por estas e tantas outras mazelas que afetam a dignidade das pessoas desta hospitaleira cidade o Partido Democrático Trabalhista- PDT Bacabal vem, desde o ano de 2015, discutindo com os recortes sociais um projeto de desenvolvimento municipal.
 Por oportuno, trazemos para este dia festivo de aniversário dos noventa e oito anos desta jovem cidade, dia 17 de abril de 2018, o compromisso com o projeto de desenvolvimento que se propõe o PDT para Bacabal.
Os reclamos populares se apresentam na forma de forças e fraquezas e esperam resolução por parte dos poderes, seja por sua ação direta, seja por suas relações políticas, seja ainda, por ser o porta-voz do povo, já que se vive uma democracia representativa.

Forças
Fraquezas
- Na Segurança Pública

ü  A presença do XV BPM
ü  Corpo de bombeiros
ü  Guarda Municipal

ü  Insuficiente efetivo policial
ü  Deficiente aparelhagem: motos, viaturas, armamentos e coletes
ü  Ausência de formação solidária e humanizadora
ü  Desvalorização salarial da categoria
ü  Aumento significativo nos casos de roubos e furtos, assaltos, assassinatos, etc.
- Na Saúde Pública
ü  Hospital Regional Dra Laura Vasconcelos
ü  Pronto Socorro Municipal
ü  Materno Infantil
ü  Clinicas Particulares
ü  Profissionais nomeados pelo Estado
ü  Número de leitos inferior à demanda
ü  Demora em diagnósticos
ü  Ausência ou ineficiência  de materiais e equipamentos hospitalares
ü  Ausência de local e profissional para atendimento dos servidores públicos estaduais (estes se deslocam para receber atendimento clínico, cirúrgico e de laboratórios em São Luis)
- Na Cultura
ü  Academia Bacabalense de Letras
ü  Grupos de Capoeira
ü  Quadrilhas juninas
ü  Terreiros
ü  Festejos dos santos padroeiros
ü  Fogareu

ü  Ausência de apoio do poder público
ü  Falta de autonomia organizacional e financeira

- No associativismo/cooperativismo

ü  Cerca de 120 Entidades
ü  Falta de autonomia organizacional e financeira
ü  Inadimplência fiscal
ü  Inatividade temporária
ü  Relações políticas subservientes
- No esporte
ü  Escolinhas de Base



ü  Ausência de apoio
ü  Falta de autonomia organizacional e financeira
           
O que registramos nesse documento é ainda menos do que carece o nosso povo, porém é o mínimo que se corrigido/atendido ameniza o seu sofrimento.
Finalizamos a nossa Carta Aberta em Defesa da População Bacabalense convencidos de que está na vontade política e na decisão pessoal dos poderes e suas representações ajudar a população em suas bandeiras e contribuir com o projeto de melhoria da vida das pessoas de nossa Bacabal.


            Bacabal, 17 de abril de 2018. Sede Provisória do Partido Democrático Trabalhista - PDT.


Liduína Tavares
Presidente em exercício





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ÀGUA POTÁVEL DE QUALIDADE: QUAL O X DA QUESTÃO? Liduina Tavares¹ Em Bacabal a questão água potável está na oferta, na quantidade, na qualidade ou na gestão da água? O que você, leitor, acha de tudo isso?   O que impede a oferta de água potável de qualidade, em Bacabal? Vamos enumerar algumas possíveis causas, sem descartar outras tantas: 1.O sistema de distribuição é antigo, de ferro e solda. Nesses casos, possivelmente, libera estanho, ferro, cromo. 2. A provável falta de manutenção e de limpeza periódica na tubulação. Essa situação, em casos de tubulações antigas, pode ocasionar o acúmulo de lodo, podendo apresentar materia orgânica decomposta. 3. Possível presença de heterotróficos, coliformes totais e termotolerantes na análise microbiológica da água. 4. Possibilidade de Unidade Nefilométrica de Turbidez de valor menor que 0,5 e maior que 1de turbidez e ferro contidos na análise fisica da água. 5. Alegação do poder público que é alto custo dos produtos para limpe

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O MITO DA MERITOCRACIA  

DUBET, François. A igualdade meritocrática das oportunidades. In: DEBET, François. O que é uma escola justa? : a escola das oportunidades. Trad. Ione Ribeiro Vale. Rev. Tec. Maria Tereza de Queiróz Piacentini. São Paulo: Cortez, 2008.     Bartolomeu dos Santos Costa [1]     François Dubet é Sociólogo, professor, coordenador e orientador de pesquisas na Université Bordeaux II e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França. Pesquisador do Centre d’Analyse et d’Intervention Sociologiques (CADIS/EHESS), desenvolveu relevantes pesquisas no campo da sociologia. Dubet é autor e organizador de diversos trabalhos, dentre os quis, destacam-se estudos sobre questões relativas à Educação, movimentos sociais e, recentemente, sobre estigmas e discriminações.     A partir de suas pesquisas, cunhou a noção teórica de “Sociologia da Experiência”, tema que resultou no livro Sociologie de l’expérience (1994), publicado também no Brasil posteriormente.      Outros trabalhos de

AS MULHERES POR CIMA:

APONTAMENTOS SOBRE A IDEIA DE DESREGRAMENTO FEMININO NO INÍCIO DA EUROPA MODERNA E A INVERSÃO SEXUAL COMO MODO DE RESISTÊNCIA    Bartolomeu dos Santos Costa    Natalie Zemon Davis é uma historiadora estadunidense e canadense, nascida na cidade de Detroit, no estado de Michigan, Estados Unidos. Após ter realizado a sua gradua ção no Smith College e o seu mestrado no Radcliffe College, no ano de 1959, ela conclui seu doutoramento na Universidade de Michigan, estudou também na Universidade de Harvard. Foi professora em diferentes universidades como a Universidade de Princeton, a Universidade Brown, a Universidade da Califórnia e a Universidade de Toronto. Suas pesquisas, enquanto historiadora, incluem trabalhos importantes como Trickster Travels3, The Gift in Sixteenth-Century France The Return of Martin Guerre5 e Women on the Margins: Three Seventeenth-Century Lives. Davis recebeu diversos prêmios e reconhecimentos como o grau honorário da Universidade de St. Andrews e a National Humanit