Pular para o conteúdo principal

DEVANEIOS



Hoje amanheci lembrando das músicas do Belchior e, me bateu uma saudade danada de gente minha, que ficou lá no sertão! Na primeira lembrança, a música dizia: " há tempo, muito tempo que estou longe de casa e nessa ilha cheia de distância, meu blusão de couro, se estragou"... E no cantinho do olho, a saudade se avivou em mim, em forma de lágrimas. Porém, outra música me fez saber, que lá sim, eu era feliz e, a música da vez, gritava em meu peito e me deixava um nó na garganta ao cantá-la: " quando eu não tinha o olhar lacrímoso, que hoje eu trago e tenho, quando adoçava  o meu canto e meu pranto, no bagaço de cana de engenhos". E mais a frente, a música comprovava a minha dor: " eu era alegre, como um rio, um bicho, um bando de pardais... Como um galo, quando havia, quando havia noites, galos e quintais". Nem preciso continuar. Pois, eu já me encontro na "força negra"! E ela fez comigo "o que a força sempre faz". Não sou feliz... Mas, não sou mudo.

E enquanto eu ia vagando em minhas lembranças, outras músicas mais, se apresentavam, como fio de ouro de outras recordações. No meu quarto, um silêncio anacrônico se instalou e, apenas a música, permanecia em mim, como a me entorpecer. E ela veio mais uma vez majestosa... Sublime! "Se você vier me perguntar por onde andei, no tempo em que você sonhava. De braços abertos lhe direi; amigo eu me desesperava". De uma beleza estupenda, que chega a me emocionar profundamente e a lembrar de detalhes da minha própria vida e, que me fez cair na real e, "viver a divina comédia humana, onde nada é eterno"... A gente sem querer, aprende que "enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer não..." Ainda há esperança.

E assim, Belchior entrou em mim, " como o sol no quintal". E eu fechei os olhos e me deixei levar numa viagem de sonhos, em muitos momentos já passados, mas, que por um segundo, voltaram a mim, com a mesma vontade de realizá-los.

Derepente, a vizinha liga o rádio, num volume ensurdecedor e me arrancar de meus devaneios. E tudo o que ouço é: "que tiro foi esse?" Meu Deus! Matou o Belchior em mim! Ele se recusou a voltar.

Fiquei sabendo mais tarde, se tratar de uma nova música da "JoJo Todinho", sem a nostalgia do sertão, sem as delícias dos versos livres. A "JoJo Todinho", estragou os meus devaneios e me fez pensar, que uma pessoa que carrega um nome desse, ou está fazendo propaganda para a Nestlé, ou nasceu de um Kinder ovo.

_______
Fernando Cavalcante - poeta, cronista, contista, escritor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  ÀGUA POTÁVEL DE QUALIDADE: QUAL O X DA QUESTÃO? Liduina Tavares¹ Em Bacabal a questão água potável está na oferta, na quantidade, na qualidade ou na gestão da água? O que você, leitor, acha de tudo isso?   O que impede a oferta de água potável de qualidade, em Bacabal? Vamos enumerar algumas possíveis causas, sem descartar outras tantas: 1.O sistema de distribuição é antigo, de ferro e solda. Nesses casos, possivelmente, libera estanho, ferro, cromo. 2. A provável falta de manutenção e de limpeza periódica na tubulação. Essa situação, em casos de tubulações antigas, pode ocasionar o acúmulo de lodo, podendo apresentar materia orgânica decomposta. 3. Possível presença de heterotróficos, coliformes totais e termotolerantes na análise microbiológica da água. 4. Possibilidade de Unidade Nefilométrica de Turbidez de valor menor que 0,5 e maior que 1de turbidez e ferro contidos na análise fisica da água. 5. Alegação do poder público que é alto custo dos produtos para limpe

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O MITO DA MERITOCRACIA  

DUBET, François. A igualdade meritocrática das oportunidades. In: DEBET, François. O que é uma escola justa? : a escola das oportunidades. Trad. Ione Ribeiro Vale. Rev. Tec. Maria Tereza de Queiróz Piacentini. São Paulo: Cortez, 2008.     Bartolomeu dos Santos Costa [1]     François Dubet é Sociólogo, professor, coordenador e orientador de pesquisas na Université Bordeaux II e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França. Pesquisador do Centre d’Analyse et d’Intervention Sociologiques (CADIS/EHESS), desenvolveu relevantes pesquisas no campo da sociologia. Dubet é autor e organizador de diversos trabalhos, dentre os quis, destacam-se estudos sobre questões relativas à Educação, movimentos sociais e, recentemente, sobre estigmas e discriminações.     A partir de suas pesquisas, cunhou a noção teórica de “Sociologia da Experiência”, tema que resultou no livro Sociologie de l’expérience (1994), publicado também no Brasil posteriormente.      Outros trabalhos de

AS MULHERES POR CIMA:

APONTAMENTOS SOBRE A IDEIA DE DESREGRAMENTO FEMININO NO INÍCIO DA EUROPA MODERNA E A INVERSÃO SEXUAL COMO MODO DE RESISTÊNCIA    Bartolomeu dos Santos Costa    Natalie Zemon Davis é uma historiadora estadunidense e canadense, nascida na cidade de Detroit, no estado de Michigan, Estados Unidos. Após ter realizado a sua gradua ção no Smith College e o seu mestrado no Radcliffe College, no ano de 1959, ela conclui seu doutoramento na Universidade de Michigan, estudou também na Universidade de Harvard. Foi professora em diferentes universidades como a Universidade de Princeton, a Universidade Brown, a Universidade da Califórnia e a Universidade de Toronto. Suas pesquisas, enquanto historiadora, incluem trabalhos importantes como Trickster Travels3, The Gift in Sixteenth-Century France The Return of Martin Guerre5 e Women on the Margins: Three Seventeenth-Century Lives. Davis recebeu diversos prêmios e reconhecimentos como o grau honorário da Universidade de St. Andrews e a National Humanit